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PSICOEDUCAÇÃO. Teoria e Prática para a Intervenção junto a Crianças e Adolescentes em Situação de Risco Psicossocial

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Informações do Produto:

Autor: Marina Rezende Bazon
Páginas: 201
Formato: 15 x 21
Ano: 2002
ISBN 8586699306

As sociedades sempre tiveram parte de suas crianças separadas de seus pais por motivos os mais variados, incluindo morte, abandono e por regras e padrões da cultura e da própria comunidade. Seu cuidado, historicamente, já foi assumido pela Igreja, pelo Estado, ou por pessoas e entidades guiadas pelo princípio da responsabilidade social. No Estado moderno, incluindo o Brasil, paralelamente a essas atuações, vem sendo produzida uma legislação visando garantir condições de guarda e desenvolvimento dessas crianças , compatíveis com seu direito de cidadãos plenos . Na prática, no entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, sobretudo na definição de embasamentos teóricos apropriados para uma ação efetiva e adequada , e a conseqüente formação de educadores capazes de levar a bom termo o cuidado dessa parcela da população em situação de risco psicossocial. A psicoeducação - criada no Canadá na segunda metade do século XX e apoiada em um modelo que prioriza a pesquisa - surgiu como uma alternativa nesse contexto , dotada de princípios e de um método de atuação que a capacita a atingir os objetivos das intervenções . Este livro , preparado pela Dra. Marina Rezende Bazon, descreva os fundamentos da psicoeducação , bem como uma experiência rica e muito bem sucedida de sua aplicação em uma instituição em Ribeirão Preto , no Estado de São Paulo. Esse exemplo traz , assim os elementos necessários para estudos de um modelo de cuidado e de intervenção gerado em outro país , mas capaz de, adaptado, produzir resultados positivos, alterando uma realidade por vezes muito adversa.

Conteúdo:

AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I -Introdução
1.1 A história das instituições de atendimento à criança e ao adolescente no Brasil
1.2 Os primórdios da intervenção socioeducativa junto a crianças e adolescente em situação de risco pessoal e social
1.3 Um modelo síntese do enfoque educativo: a psicoeducação enquanto alternativa para sistematização e qualificação da prática
1.3.1 Breve retrospectiva histórica
1.3.2 Os fundamentos teórico-metodológicos do modelo psicoeducativo
1.3.3 Os procedimentos gerais em Psicoeducação
1.4 Os objetivos deste estudo
CAPÍTULO II - Metodologia
2.1 A Casa-Abrigo
2.2 As características Gerais da Clientela
2.3 O quadro de funcionários
CAPÍTULO II - Diagnóstico da situação existente
3.1 As primeiras impressões - relato geral
3.2 O diagnóstico da situação existente segundo o modelo psicoeducação
3.2.1. O mandato institucional e os adjetivos do trabalho
3.2.2. Os sujeitos
3.2.3. O programa: o conjunto de atividades propostas
3.2.4. Os modos para o estabelecimento das relaçòes
3.2.5. O tempo
3.2.6. O espaço
3.2.7. As regras de convivência
3.2.8. O sistema de avaliação e reconhecimento
3.2.9. O sistema de responsabilidades
3.2.10. Os educadores
3.2.11. Algumas considerações sobre as famílias dos sujeitos
CAPÍTULO IV - O processo de implementação do modelo psicoeducativo na Casa-Abrigo
4.1. Procedimentos para a formação dos educadores
4.2. A descrição do processo de implementação do modelo da psicoeducação na Casa-Abrigo
4.3. A descrição do processo mês a mês
CAPÍTULO V - Os resultados da intervenção
5.1. Diagnóstico da situação resultante segundo o modelo da Psicoeducação
5.2. O mandato institucional e os objetivos do trabalho
5.3. Os sujeitos
5.4. O Programa: o conjunto de atividades propostas
5.5 Os modos para o estabelecimento das relações
5.6. O tempo
5.7. O espaço
5.8. As regras de convivência
5.9. O sistema de avaliação e reconhecimento
5.10. O sistema de responsabilidades 
5.11. Os educadores da Casa-Abrigo
5.12. Algumas Considerações sobre as Famílias Atendidas
CAPÍTULO VI - Discussão
6.1 A Casa-Abrigo e a continuação da História... na instituição em foco
CAPÍTULO VII - Considerações Finais
CAPÍTULO VIII - Bibliografia
ANEXO 1. Síntese dos procedimentos utilizados em relação aos objetivos pretendidos.
ANEXO 2. Procedimento para a análise dos dados
ANEXO 3. Tabela de atividades realizadas ao longo da semana

Informações Adicionais:

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